Palavra de Fé



Texto – João 15: 4-11

“Permanecer” aparece no texto 10 vezes e tem o sentido de ficar para sempre, duração constante, continuação. Então quer dizer que permanecer perto de Deus é ficar para sempre com Ele, é nunca se desviar d’Ele. Essa comunhão é um alvo do crente, mediante a féem Cristo. Esseé o propósito eterno de Deus,  de permanecemos Nele para sempre.

Condições para permanecermos perto de Deus

1- Obediência à Palavra: 1 João 3:24. “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele.” Permanecer em Deus exige obediência a palavra.

2- Santificação:  Hebreus 12:14. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”  Santificação é pureza de vida , ver a Deus é estar com Ele. Agora, aqueles que pela graça recebe a santificação de Cristo verão a Deus e tornar-se-ão semelhantes a Ele.

3- Amor: 1 João 4:16. “ E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” O amor aqui é apresentado como condição de comunhão com o pai.

Permanecer perto de Deus significa “ter” uma vida de dedicação e de comunhão com o Senhor, se não, é impossível o crente permanecer perto de Deus. Essa vida precisa ser cultivada todos os dias através de:

1- Oração: (1 Tessalonicenses  5:17)  “Orai sem cessar.”

Orar é falar com Deus. Quem quer permanecer perto de Deus precisa orar sempre.

2- Ler a bíblia: (Salmos 119:47) “Terei prazer em teus mandamentos, os quais eu amo.”

Ler a bíblia é ouvir a voz de Deus.

3- Enchendo-se do Espírito: (Efésios 5:18) “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”

O selo do Espírito (iniciação da vida cristã ) encher-se do Espírito pertence a vida cristã inteira. Quem está cheio do Espírito está cheio de Cristo e da sua palavra.

Freqüentar a igreja: ( 1 João 3:9) “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado;pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” 

Aquele que permanece em Deus não vive pecando. Um crente peca, não podemos negar isso, mas não vive dominado pelo princípio do pecado. O pecado nos afasta de Deus. A permanência em Deus nega o poder do pecado em nós.

Resultado da Permanência

Em João 15:4 “Permanecei em mim, e eu permanecereiem vós. Comonão pode o ramo produzir fruto em si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim”; está o resultado de permanecer perto de Deus : Ele permanecerá unido a nós.

A permanência em Deus nos leva a produtividade espiritual.

Se o crente estiver unido a Cristo, ele dará frutos. A videira dá uvas, e o crente, que frutos dá? Em Gálatas 5:22,23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.”   Paulo relaciona o fruto que o verdadeiro crente dá.

1- Permanecer em Cristo garante a resposta ás nossas orações.

João 15:7 “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”. Jesus garante que se permanecermos unidos á Ele, receberemos tudo o que pedimos.

2- A permanência em Cristo nos resguarda do erro e nos prepara para a segunda vinda de Cristo

1 João 2:28 "Filhinhos, agora, pois, permanecei Nele, para que quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e Dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda". Se verdadeiramente temos comunhão em Cristo estaremos preparados para nos encontrarmos com Ele.

O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA É QUE VOCÊ VIVA UMA VIDA PERTO D’ELE

Pastor Wagner Geraldo Tscherne.