Que amor é esse!



 “O centurião, que estava defronte dele, vendo-o assim expirar, disse: Verdadeiramente este homem era Filho de Deus.” (Marcos 15:39)

                          

A Bíblia não identifica o nome do centurião, mas podemos deduzir algumas coisas:

  1. Ele era centurião – o nome era para definir um oficial que tinha sob seu comando uma centúria (cem homens);
  2. Provavelmente ele era o comandante da guarnição militar romana que prendeu, castigou e crucificou Jesus;
  3. Ele devia ter mais de 50 anos de idade para ocupar a “patente” de centurião;
  4. Ele estava ali, juntamente com seus soldados para manter a ordem e assegurar que a ordem de Pilatos fosse cumprida (v. 44 diz que foi ele quem Pilatos chamou para averiguar se Jesus havia morrido mesmo!)

 Aquele centurião, com anos de experiência como militar romano, tinha visto muitas crucificações mas nenhuma como a  morte de Jesus!

 Da sua boca sai a declaração: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.

 

O que ele viu?

 Pedro escreveu em sua carta que Jesus quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados,...”  (1 Pedro 2.23-24) .

 

1-Ele viu uma multidão apaixonada  

 “Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; as quais, quando Jesus estava na Galiléia, o acompanhavam e serviam; e, além destas, muitas outras que haviam subido com ele para Jerusalém.” (Marcos 15.40-41)  

“Seguia-o numerosa multidão de povo, e também mulheres que batiam no peito e o lamentavam.” (Lucas 23.27)  

 

2.Ele viu a reação da natureza

 “ E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona” (Mateus 27:45)

 “ E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito”  (Mateus 27:50)

 “ E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor e disseram: Verdadeiramente, este era o Filho de Deus” (Mateus 27:54).

 

 3-O que ele sentiu  

 A declaração  do centurião  demonstra sua conclusão a respeito de  Jesus e quem Ele realmente era  e fez publicamente  uma confissão diante de Jesus crucificado!

Veja como Lucas o descreve:

“Vendo o centurião o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Verdadeiramente, este homem era justo.” (Lucas 23.47)  

O centurião estava reconhecendo que Jesus era o Filho de Deus, por isso dá glória a Deus!

Aquele centurião olhou pra si e viu que diante dele estava o Salvador, o Justo Inocente e ele ali, totalmente perdido!

Mas Jesus já estava morto... Ainda que ele quisesse perguntar o que poderia fazer,  Jesus não tinha como responder...

 

Pedro pregou aos judeus em Jerusalém na ocasião do Pentecostes:

“Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”. (Atos 2.36)  

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” (Atos 2.37)

 

Essa pergunta que esteve no coração do centurião, na casa de Israel, talvez esteja em seu coração. Que Faremos?

 

A resposta é essa Que amor é esse! Que tocou no coração do centurião que prendeu, feriu, humilhou e crucificou Jesus, mas mesmo foi tocado com o seu grande amor e misericórdia.

 

Minha oração é que esse Grande Amor possa tocar em seu coração e que você possa como o centurião dar Glórias à Deus e dizer:

 

                                                        Verdadeiramente este homem era Filho de Deus.

 

                                                                       Pr. Wagner Geraldo Tscherne.

                                                         Igreja Evangélica Caminho da Salvação.

 

Observação: assista na categoria Vídeos - Palavra de Deus o vídeo " Que amor é esse!"